domingo, 20 de abril de 2014

O livre exame católico


  

Lucas [apologista protestante, e que trata do Catolicismo no blog heresiascatolicas], peço que esteja aberto a uma mudança de pensamento, a ver o que escrevo abaixo, segundo o que apresento, e não como você pensa que estou pensando. Peço que, antes de mais nada, antes de discordar ou concordar, permita-me mostrar-lhe o modo como pensam, de forma geral, os cristãos católicos diante de um texto como o seu. Entendi seu pensamento, mostrando que o livre-exame é característico dos cristãos que pensam por si mesmos, livremente, e buscam a verdade pessoalmente, sem estar coagidos por qualquer autoridade. Mas, devo mostrar-lhe o modo certo pelo qual esse princípio deve agir verdadeiramente. De fato, o católico não crê no livre exame, como é apresentando pelo Protestantismo. Mas, de forma especial, vamos pensar um pouco sobre isso, e verá que há algo que nem sempre fica patente.

O livre exame católico. Artigo de 18 de abril de 2014. Lucas Banzoli. Em seu blog: heresiascatolicas.blogspot.com.br.

Uma das maiores críticas dos romanistas contra os cristãos é que estes praticam o livre exame e interpretação da Bíblia.

Em primeiro lugar: “romanistas” é um termo usado pelo anti-catolicismo contra os cristãos católicos. Portanto, o correto é afirmar que os cristãos católicos criticam os cristãos protestantes por fazerem livre-exame das Escrituras.

Para eles, coisa nenhuma pode ser interpretada na Bíblia fora da expressa declaração oficial da Igreja de Roma, seja no catecismo católico ou em alguma declaração “infalível” do papa em ex cathedra.

O princípio é que: nada de herético pode ser adotado. E não há na doutrina católica nenhuma heresia, por esse motivo. Nem tudo foi declarado oficialmente, e ex-catedra, e ainda assim o que está nas Escrituras é de fé divina, são dogmas para todo cristão católico. O protestante tem de agir da mesma forma: nada que seja bíblico pode ser negado, e não há espaço para intepretações individuais. Dessa forma, o livre-exame é um meio para instruir-se, cada crente, da verdade salvadora em sua fonte, e não de inventar doutrinas. Há, portanto, uma doutrina revelada, que não pode ser negada, mudada, o mínimo que seja, e cada fiel está preso a essa corrente santa da Palavra de Deus. E para evitar os desvios há denominações que fazem o papel do magistério, exortando, ensinando, defendendo a verdade segundo sua tradição específica e própria.

Qualquer coisa que seja interpretada na Bíblia, mas que não seja o parecer oficial da Igreja Romana, deve ser rejeitada porque constitui-se em um “livre exame”, o que, para eles, é condenável.

O mesmo pode-se afirmar que qualquer protestante, pois cada intepretação que alguém vier a fazer e que negue algum dogma fundamental do Protestantismo seja rejeitado, não porque o fiel foi à Bíblia por si mesmo e exerceu seu direito de examiná-la, mas por que errou em sua conclusão, o que é condenável. Essa posição da Igreja Católica é idêntica, no nível prático, à posição de quaisquer ramos legítimo do Protestantismo.

Não entrarei mais uma vez no mérito da questão se a Bíblia pode ou não pode ser interpretada livremente pelo leitor, pois este assunto já foi tratado nestes artigos:

 


 


 


A questão, portanto, não é se a Bíblia pode ser interpretada individualmente, examinada por cada cristão, mas se cada um está livre para inventar doutrinas. Esse última alternativa está fora de cogitação.

Este artigo, diferentemente dos demais, não busca provar que o livre exame é bíblico, mas demonstrar a inconsistência dos católicos que negam o livre exame.

Se o livre exame significasse a liberdade total de construir o próprio credo à revelia das verdades bíblicas, seria totalmente negado. Mas, se é um instrumento para estudo e averiguação das coisas santas de Deus, para instrução na fé revelada e infalível, então não há nada de errado. O fiel cristão católico não pode negar qualquer artigo de fé por sua interpretação da Bíblia, assim como o cristão protestante não pode fazer contra qualquer verdade fundamental do Protestantismo quando vai à Bíblia para examiná-la e instruir-se.

A questão é simples: se o livre exame/interpretação da Bíblia é proibido, então por que os “apologistas” católicos interpretam livremente a Bíblia?

Para quem já acompanha essas linhas desde o início a resposta está patente: cada livre exame é para certificar-se das verdades de Deus na Bíblia conforme ensinadas pela Igreja.

Por exemplo: um certo sujeito com ares de psicopata e com sobrenome de livro apócrifo mantém um site católico na internet que, basicamente, existe para defender a interpretação preterista do Apocalipse.

Deixando de lado os ataques e adjetivos, deve-se saber que não há pronunciamento da Igreja contra a interpretação preterista do Apocalipse, creio. O que não pode haver é que de uma dada interpretação surja algo contrário à fé em qualquer ponto.

Ele possui vários artigos que corrompem grotescamente o livro do Apocalipse com interpretações livres da parte dele que jamais foram ditas oficialmente em nenhum documento católico.

Se isso acontece, deve-se seguir os ensinamentos e princípios oficiais, que são bíblicos.

Por incrível que pareça, a Igreja Romana não tem uma interpretação oficial do Apocalipse.

Foi o que escrevi acima. Mas, há limites que o bom senso e a fé impõem a cada interpretação.

Na parte referente à escatologia no catecismo, não há nada que fale expressamente em uma crença pré-milenista, amilenista ou pós-milenista.

Mas há um princípio, segundo o qual Cristo virá julgar os vivos e os mortos e levará à consumação todas as coisas na Parusia, o que impede a crença pré-milenista e pos-milenista. O amilenismo, segundo as linhas da doutrina cristã católica, é a intepretação aceitável.

Eles não dizem que a grande tribulação é referente a um acontecimento passado, na batalha entre Jerusalém e Roma em 70 d.C, como este insano defende.

De fato, o que ocorreu em 70 d. C. indica o que acontecerá no tempo do fim, antes da Parusia. A destruição de Jerusalém foi como que um prelúdio do cumprimento escatológico.

Em outras palavras: a Igreja Romana não possui uma interpretação oficial clara sobre posições escatológicas.

Talvez deve-se expor mais a posição oficial da Igreja, o que o Catecismo e obras católicas, bem como pregações na Igreja evitam transcorrer com maior detalhe.

Mesmo assim, este indivíduo insiste em criar artigos defendendo com unhas e dentes que a tribulação já aconteceu, deturpando a Bíblia e os escritos de Flávio Josefo.

Então, o problema talvez seja desse apologista.

O que é isso que ele faz? Simples: livre interpretação da Bíblia.

E a Igreja não o proíbe, mas se for confrontado um artigo de fé, então o mesmo apologista perde sua autoridade.

 

É por isso que entre os católicos é comum encontrar preteristas e futuristas, e até mesmo pessoas que não tem posicionamento nenhum ou que alegorizam todo o livro.

Por isso, é bom dialogar bastante e ver como lidam com tantas linhas divergentes em sua base e harmonizam com a doutrina oficial.

Ela não tem uma posição escatológica que defenda, mas eles têm. Se isso não é livre interpretação exatamente igual ocorre entre os cristãos (evangélicos), eu não sei mais o que é.

A Igreja tem sua mensagem sobre esse ponto, e fornece princípios. Os apologistas lidam com os mesmos como lhes parecem corretos. Mas, é bom verificar. Se você, Lucas, converter-se ao Evangelho cristão católico, pois creio que já está convertido a Cristo, e tem agora de aprender TUDO o que Ele ensinou, então você poderá continuar seus estudos do Apocalipse segundo as linhas sãs da interpretação cristã. Irá progredir em suas pesquisas.

Na verdade, se eu quiser trazer ainda mais fogo ao debate, poderia citar esta parte do catecismo que indica o oposto ao que ele defende, e que diz:

 

“Antes do advento de Cristo, a Igreja deve passar por uma provação final que abalar a fé de muitos crentes. A perseguição que acompanha a peregrinação dela na terra desvendará o "mistério de iniquidade" sob a forma de uma impostura religiosa que há de trazer aos homens uma solução aparente a seus problemas, à custa da apostasia da verdade” (§675 do Catecismo Católico)

Isso mesmo. O princípio acima não permite que algum católico creia que esse mundo terá uma transformação para o bem levada a cabo pelas autoridades políticas, ou de forma natural, ou de qualquer outra forma que não seja pelo poder de Deus. Também, impede que alguém creia que não haverá tribulação como nunca houve na terra, antes de Cristo voltar. Proíbe que alguém não creia na vinda do Anticristo.

Ela situa a tribulação como um acontecimento futuro, e diz que, neste momento futuro, o mistério da iniquidade será (no futuro, e não como um acontecimento passado) desvendado. Isso é claramente futurista, e o oposto do que ensina este sujeito católico, que é ferrenhamente contra a livre interpretação, mas interpreta a Bíblia livremente.

Se ele traz qualquer doutrina que negue o que está na Bíblia, e explicado no Catecismo, não podemos deixar suas opiniões de lado.

Não é a toa que não vemos sequer um único documento oficial da Igreja Romana presente no site deste indivíduo que mostre a posição oficial da Igreja dele a este respeito.

Por isso, vamos aos estudos.

Ele sabe que não existe. Ele sabe que o que ele faz é fruto puro do livre exame. E eu suponho que ele deveria agradecer os evangélicos por lhe darem a oportunidade de interpretar a Bíblia livremente.

Na verdade, essa atitude não é de origem Protestante. De qualquer forma, se ele está errado, e não quiser submeter-se à verdade sempre ensinada na Igreja, por ordem de Cristo, então sim, poderá agradecer aos protestantes que assim fizeram várias vezes na história. Mas, se interpretar a Bíblia livremente para dela alimentar-se da Palavra de Deus e crescer na fé, na sã doutrina, então, isso é natural aos cristãos católicos.

Incrivelmente, este mesmo cidadão interpreta livremente também o livro de Cantares. Como se fosse uma piada de 1º de Abril, ele chegou até mesmo a afirmar que Maria é a mulher de Cantares(!), dizendo que o trecho de Cantares 6:9-10 se refere a Maria. E eu pergunto: de onde ele descobriu isso? De um documento oficial da Igreja dele ou de uma livre interpretação particular da parte dele? Qualquer um pode ir consultar o catecismo católico na parte referente a Maria, clicando aqui, e não irá encontrar nada, absolutamente nada, que diga que Maria é a mulher de Cantares ou que aquele texto seja uma referência à Maria. Ele chegou a essa conclusão através de uma interpretação livre da parte dele, o mesmo que ele condena nos evangélicos.

Nesse ponto, Lucas, você mostra desconhecimento. Certamente, esse apologista católico conhece comentários do texto que aplicam-no à virgem Maria. Não foi algo que surgiu da mente dele, mas que é patrimônio da Igreja Católica. E faz sentido. Pela doutrina da Igreja, a virgem Maria é modelo da Igreja, e já recebeu privilégios que toda a Igreja receberá quando estiver totalmente consumada na glória. A interpretação livre do apologista não nega um ponto doutrinal.

O mesmo ocorre aos milhares em diversos outros textos. Um católico chamado Antônio que se auto-intitula “Demapro” nas redes sociais (um fake criado por ele, que não tem coragem de debater com sua conta pessoal), descobriu maravilhosamente que o texto de Hebreus 9:11, que diz que “quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação” (Hb.9:11), se refere à Maria, que seria um tabernáculo não feito pelo homem e não pertencente a esta criação.

Bem, essa “alegoria” parece ser nova. Não conheço. O que sei é que a Igreja entende Hb 9,11 como o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, O PRÓPRIO CÉU, o Santo dos Santos nos céu, à direita do Pai. Essa é a fé cristã católica.

Perfeito. Maravilhoso. Extraordinário. É de se aplaudir de pé. Só tem um problema: a Igreja Romana não afirma oficialmente isso em lugar nenhum. Então, ele chegou a esta conclusão através da livre interpretação pessoal da parte dele.

Lucas, também concordo ser perfeito, maravilhoso, extraordinário. Mas afirmo isso pelo fato de que você está aprendendo a ser cristão católico, a fazer distinção daquilo que a Igreja realmente ensina, e daquilo que outros dizem ser doutrina católica. Talvez você diria que isso é característica de um cristão comprometido com a verdade de Deus, e é isso mesmo que estou afirmando. Continue estudando, e espero tê-lo como apologista, defendendo toda a verdade, na santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Ele não é capaz de mostrar isso no catecismo católico ou em alguma declaração em ex cathedra de um papa. Portanto, paradoxalmente, ele valida um dogma evangélico (livre interpretação) para tentar invalidar uma outra crença evangélica.

Mas, você concorda que a livre-interpretação não dá direitos aos crentes formularem doutrinas contrárias àqueles que Deus revelou, não é mesmo¿ Então, temos que esse dogma evangélico, bem compreendido, é mesmo evangélico, não como de origem protestante, mas cristão católico, visto ser o modo que os cristãos sempre adotaram para aprender de Deus.

Ele defende a livre interpretação e não sabe. Se ele fosse mesmo um católico romano, deveria ficar simplesmente calado naquilo que a Igreja dele se cala. Aliás, calado ele realmente seria mais útil, de qualquer forma.

Mas, certamente ele é católico mesmo. O que talvez aconteça é que suas intepretações podem necessitar de correção, não sei. A Igreja dá direito aos teólogos estudarem e auxiliarem no aprofundamento da verdade de Deus.

Poderíamos adentrar às centenas de textos bíblicos examinados livremente pelos católicos, mas cabe aqui apenas resumir mais um ponto que o catecismo não esclarece. Uma das maiores discussões ao longo dos séculos diz respeito a quem é o “iníquo” de 2ª Tessalonicenses 2:8.

O iníquio é o Anticristo, aquele que virá no final, o último, antes da Parusia. É a fé cristã católica. Continue estudando Lucas.

Alguns católicos afirmam que é Nero, mas a Igreja de Roma nunca afirmou isso oficialmente. Qualquer católico que se arrisque a citar alguém ou alguma coisa está incorrendo em livre interpretação e, consequentemente, condenando a si mesmo.

Provavelmente a besta, de número de homem: 666, é César Nero. No entanto, isso não limita o cumprimento da profecia em Nero, no século I, mas aponta para o acontecimento final, que se dará com o aparecimento do Anticristo, com aquelas características de Nero, mas levadas ao máximo, que será o ataque final à Igreja Católica na terra.

Neste e em outros aspectos, o católico tem uma consciência que lhe aponta uma interpretação como sendo a verdadeira, mas se vê forçado a negar e suprimir sua própria consciência para levá-la cativa à interpretação de outro.

Quando isso acontece, o melhor é orar, ter humildade, pedir mais fé e humildade, estudar, fazer o exame das Escrituras, questionar, estudar mais, etc., e submeter-se à verdade, que não é originada em nós, e não vem pela força do homem, mas de Deus.

O católico tem certa opinião sobre um certo texto, mas ele não pode crer nesta sua opinião, tem que crer no que a instituição romana diz.

Voltamos ao marco inicial. Lembre-se que o protestante pode ter em mente uma intepretação de um texto que não harmoniza-se com a fé cristã oficial do protestantismo, que nega algum princípio da Reforma, e ainda que ninguém diga a ele que deve retratar-se, a autoridade da Igreja, na respectiva denominação protestante-reformada, reivindicará a correta intepretação segundo seu entendimento. Assim, ele tem de crer no que a denominação diz, pois ninguém está livre para desobedecer a Deus, mas para viver a liberdade dos filhos de Deus.

Se a instituição romana não diz, deve ficar calado e suprimir sua própria consciência.

Não, caro Lucas. Se a instituição não diz, talvez a contribuição daquele estudioso pode suscitar um pronunciamento, aprovando ou não aquilo que foi dito. Até então, todos estão livres para apresentar suas opiniões. Uma vez definido algo, todos devem acatar. Obviamente, não de forma mecânica e contra consciência, mas responsável e conscientemente.

Deve decidir ficar preso ao invés de procurar a Verdade. E se a consciência dele lhe diz coisa diferente do catecismo, deve suprimi-la ainda mais!

Pelo que escrevi, creio que você entenderá. A conclusão acima foi sua, não da Igreja. A Igreja nunca diria para um pesquisador calar-se onde ela não disse nada, nem que não deva procurar a verdade, mas apenas para não ensinar o erro aos outros, e submeter-se à autoridade legítima quando for o caso.

Assim, os evangélicos são livres para pensarem, sem suprimir ou reprimir sua própria consciência, buscando encontrar a verdade sem nenhum conceito a priori que o obrigue a crer em outra coisa.

Provei o que escrevi acima. Agora, você está apto a entender essa distinção: quando alguém procura a verdade, sabe que há algo que existe absolutamente e que não está sob nossos caprichos. Por exemplo, a Bíblia é a Palavra de Deus, e vamos a ela para aprender, não para criar teorias errôneas. Nesse ponto, cristãos católicos e cristãos protestantes são iguais, estão na mesma realidade. O que nos separam são as doutrinas que cada um abraçou por crer ser ela verdadeira. Vamos à Bíblia, à história cristã, ao bom senso, estuando cada ponto em seu respectivo mundo e sentido, e analisando-o segundo a Palavra de Deus. Só assim você tornar-se-á cristão católico, e poderá usar do seu livre-exame para glorificar a Deus na Igreja dEle.

O católico, ao contrário, é obrigado a priori a crer em uma interpretação que não é a dele, independentemente se ele concordaria ou não com essa interpretação se não lhe fosse vedado o direito de pensar.

O mesmo diga-se do protestante, que para ser fiel e sincero, deve crer de coração numa interpretação protestante que não é sua, não tem nele sua origem, mas que é apresentada como verdadeira, em consciência sã diante de Deus. Ele poderá, mas não contrariamente ao que for ensinado, no que diz respeito aos princípios da Reforma, e às verdades fundamentais, que caracterizam um verdadeiro protestante.

É por isso que os evangélicos são livres para conhecerem a verdade e serem libertos por ela, enquanto os católicos estão presos no erro e não podem sair dele.

Mais uma vez, você deve parar e pensar no que foi provado acima. Estamos todos na mesma situação, o que nos separa são muitas doutrinas que essencialmente divergem-se nos dois campos: católico e protestante. Não há essa coisa de uma não poder pensar e outro ser livre pensador, mas ambos estão, e devem estar, submetidos ao mesmo tipo de autoridade respectiva.

É como afirmou certo beneditino católico, dizendo:

 

“Temos que nos submeter às determinações da Santa Igreja. Embora nossa razão rejeite algum dogma, nossa submissão deve ser incondicional. Se isto é branco e a Santa Igreja diz que é preto, devo-lhe acatar a decisão e renunciar à lógica”

Aprendi isso do Protestantismo, quando esse critica a Igreja Católica, como você faz no seu artigo, mas nunca ouvi, nem li em fontes oficiais, algo parecido. Pelo que escrevi, creio que ficou clara a posição cristã.

 

Um católico, sim, pode discordar deste texto. Apenas tome cuidado para não discordar pela sua própria interpretação diferente do que foi dito. Se você fizer isso, cuidado: estará sendo um “protestante”.

Não, caro protestante. Se ele discordar, porque notou algo errado no texto, estará sando cristão católico. Se for provado que o texto é verdadeiro, sua atitude deverá ser a de acatar a verdade, senão será protestante. Digo isso no sentido de que muitos protestantes não submeteram-se, e não se submetem,  à verdade quando essa lhes foi e é apresentada, e preferiram e preferem suas opiniões. Mas, quando um protestante conhece a doutrina do Protestantismo e discorda pela sua própria interpretação diferente daquilo que aprendeu, então estará sendo herege, pelos próprios princípios do Protestantismo.

Em Cristo.

Gledson Meireles.

3 comentários:

  1. Se puder responder:http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2017/06/mais-uma-da-fabrica-de-mentiras-da.html?m=1

    ResponderExcluir
  2. honestamente,temos que admitir que ser livre pra examinar,naõ nos da o direito de interpretar a bíblia a nossa maneira.pois na bíblia,há sim,coisas de difícil interpretação...e,afinal,pra que cristo teria dado autoridade a sua igreja?inclusive perdoar pecados?sem autoridade,pode ser uma igreja que eu mesmo fundasse.mais uma igreja que recebeu a ordem diretamente de cristo,essa certamente tem a autoridade daquele que a outorgou.

    ResponderExcluir
  3. O apologista católico a quem o mitomaníaco e estelionatário intelectual se refere é o Cris Macabeus, que faz coerentes e irrefutáveis defesas do preterismo, desmascarando sobretudo os falsários adventistas que caluniam a Igreja Católica de ser a prostituta do Apocalipse e o Papa o Anticristo.

    https://www.youtube.com/c/AHoradoMacabeus/videos

    ResponderExcluir